Banner Algardata
Paróquia de Faro - São Luís

Dados Históricos: Construída entre 6 de Março de 1991 e 21 de Junho de 1992 (data da sua Dedicação) possui alguns pontos de interesse:
-Imagem de Cristo Ressuscitado, benzida na Solenidade de Cristo Rei (24 de Novembro de 1996) pelo Bispo da Diocese, D. Manuel Madureira Dias;
- Painel de mosaicos e de tecelas douradas e imagem do Patrono, no altar secundário, benzidas pelo mesmo prelado da Diocese. (21/06/98);
- Conjunto de vitrais ornamentando as 48 janelas do corpo da igreja (benzidos em Domingo de Ramos de 2002, pelo Bispo Diocesano).

O Campo de S. Luis, área outrora desabitada, «(…)converteu-se numa das zonas mais fortemente urbanizadas de Faro. (…) Foi assim que, a ermida de S. Luis, outrora perdida no campo, (Ataíde de Oliveira diz, em 1904, que ficava a um quilómetro da cidade de Faro) com a festa anual em honra do Padroeiro como única expressão cultual, ao ser gradualmente absorvida pela cidade, se viu convertida, por força das circunstâncias, na igreja quase paroquial que, durante vários anos, foi chamada a ser.

Tudo isto se processou, entretanto, em sucessivas etapas que importa referir, sumariamente.
Não é suficientemente conhecida a importância pastoral que a capela terá ocupado ao longo dos tempos. Presume-se que o culto aí celebrado se circunscrevesse, até à segunda década do século XX, unicamente à festa anual, aliás muito concorrida e animada, em honra do Patrono, embora alguns documentos escritos pareçam querer atribuir-lhe um realce particular entre as demais capelas da cidade de Faro. (…) Entretanto, a vida pastoral mais ou menos regular começou a ter o seu incremento por volta de 1944, ainda que as actividades de catequese infantil fossem bastante anteriores.

No número seiscentos e doze da “Folha do Domingo”de 24 de Outubro de 1926 diz-se que “no domingo passado (17/10/1926) o Senhor Bispo visitou a catequese de S. Luiz, animando com a sua presença e exortações as crianças que a frequentavam”. (…) Supõe-se que, além desta actividade, talvez apenas a festa anual em honra de S. Luis (ainda bem presente na memória dos mais idosos) tivesse lugar até à década de quarenta. (…) Em Outubro de 1969 o então bispo da diocese, D. Júlio Tavares Rebimbas nomeou para responsáveis/animadores da zona pastoral adstrita à capela de S. Luis, os padres Joaquim Beato e António Rocha. (…) A primeira actividade a envolver os sacerdotes e a incipiente comunidade foi a da catequese infantil.
Também o restauro da capela, em situação precária, foi incentivo mobilizador, no ano de 1972, ainda que só concluído em 1974. (…) Como corolário da caminhada realizada passámos a ser, em 27 de Março de 1982, Domingo de Ramos, um Vicariato Paroquial (Paróquia Experimental), acontecimento que foi ampla e festivamente celebrado e participado. (…)O crescimento comunitário urgiu que se pensasse num novo espaço de culto e de acção pastoral, cuja configuração começou a ser delineada em 1986 e se viu concluída em 21 de Junho de 1992, com a celebração de Dedicação da Igreja da Nova Paróquia de S. Luis, então definitivamente erecta.(…)» (in A Génese de uma Nova Paróquia em Faro, www.paroquiasaoluis-faro.org).

Church dated from the end of the 20th century.

Capela de S. Luis
A Ermida de São Luís é um edifício "notável" de Faro. Localizada nos antigos arrabaldes da cidade, este templo religioso situa-se em frente ao estádio com o mesmo nome. Trata-se de uma construção do século XVII com profunda remodelação no início do séc. XIX por iniciativa do Bispo Dom Francisco Gomes do Avelar e cunho do arquiteto genovês Francisco Xavier Fabri (igualmente responsável por outros edifícios da cidade, como sejam o Arco da Vila e o Seminário Episcopal de Faro). Possui retábulo de talha neoclássica no altar-mor.

Capela de Santo Amaro
Ficou integrada no património da Nova Paróquia, à data da sua ereção canónica como vicariato paroquial- 25/03/1982.

Localização: Junto ao Hospital Distrital de Faro, 7º55'38,43''O |37º1'19,62''N

Festas: S. Luís, Domingos posterior ao dia 21 de Junho