Banner Vila Galé
Paróquia de Alte e Benafim

Dados Históricos: Igreja particular, fundada no séc. XIII por Dona Bona. Apenas na segunda metade do séc. XVI surge como Matriz, tendo adotado muito do estilo manuelino. No séc. XVIII e XIX conhece nova campanha de obras. Destaca-se o revestimento em azulejos da capela – mor, bem como a talha dourada dos retábulos das capelas de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário e São Francisco. Possui imagens de Santa Teresa, do século XVII e de Nossa Senhora do Rosário e Santa Margarida, do século XVIII.

A private church built in the 13th Century by Dona Bona. It only became the Parish Church in the second half of the 16th Century, taking on much of the Manueline style.  Highlights include the tiles lining the chancel.

Localização: Rua do Prior, Alte, Loulé,  37° 14' 10.85" N  8° 10' 37.32" W

Festas: Festa de S. Luís (Duas Semanas antes do Carnaval); Enterro do Senhor (Sexta-feira Santa); Senhora da Assunção (15 de Agosto); Senhora das Dores (Domingo mais próximo do 17 de Setembro) e N.ª Senhora da Glória (III fim de semana de Outubro)

Outras informações: Em Alte existe ainda a Capela de São Luís e a Igreja de N.ª Senhora da Glória (Benafim). Em Santa Margarida existem ainda vestígios de uma antiga Ermida dedicada a Santa Margarida. Anexo à Igreja Matriz há um pequeno museu de arte sacra.

Nossa Senhora da Assunção
Rua do Prior, 5