Ações Âncora

• Partilha:

Brochura

Tendo percebido lacunas no que toca à informação relacionada com a vivência da religiosidade do povo algarvio, a Pastoral do Turismo da Diocese do Algarve propõe-se criar alguns instrumentos que possam ajudar quem visita esta região a encontrar dados que os ajudem a compreender este aspeto da vida da nossa comunidade e, também, caso assim o desejem, a poder viver a sua própria Fé, participando nos atos religiosos e demais eventos.
Deste modo, serão criadas quatro brochuras – uma por cada Vigararia -, que conterão as seguintes informações, relativas a cada uma das paróquias que as compõem:

• Identificação da Paróquia;
  • Orago;
  • Dados históricos;
  • Horário das Missas principais;
  • Celebrações em outras línguas;
  • Localização (coordenadas GPS);
  • Outros locais de interesse na Paróquia;
  • Principais Festas (breve contextualização e horários).

Estas brochuras deverão ser colocadas em locais estratégicos, do ponto de vista turístico, nomeadamente em hotéis, postos de turismo e aeroporto, já que é ai que, naturalmente, quem nos visita procura informação sobre a região. Os dados recolhidos e compilados nestes documentos também estarão acessíveis neste portal.

Estas brochuras deverão ser concluídas e distribuídas durante o ano de 2012.

Itinerários

Estes Itinerários são um complemento das brochuas e cada Vigararia, pois permitirão disponibilizar uma informação mais específica e detalhada sobre cada assunto a que dizem respeito, já que, após uma análise de todos os dados relativos à religiosidade algarvia, se pode perceber que muitas Paróquias têm uma série de festas sobre as mesmas temáticas, celebram os mesmos Santos ou as mesmas datas.

Assim, os Itinerários que se proporão e que serão apresentados publicamente em 2013, compilarão informações que mostram essas semelhanças e revelarão algumas das muito particulares caraterísticas da religiosidade algarvia. Serão três:

Itinerário da Paixão e Triunfo - agregará todas as informações relacionadas com as Festas e tradições religiosas existentes nesta Diocese e próprias do tempo da Quaresma e Páscoa, como sejam: Passos do Senhor; Vias Sacras; Procissão de Ramos; Procissão do Triunfo; Procissão do Enterro; Procissão Real, das Flores, das Tochas Floridas.

Itinerário Mariano - agregará todas as informações relacionadas com as Festas e Tradições religiosas existentes nesta Diocese, referente à Virgem Santa Maria nas suas diversas invocações. Exemplos: Mãe Soberana; Nossa Senhora da Orada; Nossa Senhora dos Navegantes de Armação de Pêra; Senhora dos Mártires de Castro Marim; Senhora da Luz em Lagoa e na Vila da Luz; Nossa Senhora da Graça em Sagres.

Itinerário da Fé da Terra e do Mar - agregará todas as informações relacionadas com as Festas e Tradições religiosas existentes nesta Diocese, resultantes das manifestações públicas de Fé das gentes da Terra e do Mar Algarvio. Desta forma, pretender-se-á dar a conhecer as expressões de fé características do povo algarvio, quer seja da Serra, Barrocal ou Litoral e de que se dão os seguintes exemplos: Festas de São Luís (Salir, Querença e Alte); Festa de São Lourenço do Palmeiral; Festa de São Vicente na Vila do Bispo; Santas Cabeças de Aljezur.